AE Meda

Este é o forum da Associação de Estudantes da Escola EB 2 3/S de Mêda
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Link's associados



Últimos assuntos
» Biologia/Geologia 10,11 e 12ºAno
Qua Fev 08, 2012 8:09 pm por joaopedro

» DIA DO ESTUDANTE
Ter Mar 24, 2009 1:56 pm por Marco Saldanha

» DIA DO ESTUDANTE
Ter Mar 24, 2009 1:46 pm por Marco Saldanha

» CQC 2008 Portugal - Ministério Educação - Vigilia Professores - Miguel Rocha
Seg Mar 16, 2009 3:25 pm por Marco Saldanha

» Educação Sexual nas Escolas
Seg Mar 16, 2009 3:11 pm por Marco Saldanha

» O lado Canon da vida!
Qua Mar 11, 2009 4:51 pm por Pedro Pereira

» ESCLARECIMENTO
Qua Fev 25, 2009 3:08 pm por Marco Saldanha

» As imagens mais cómicas do José Mourinho
Qua Fev 25, 2009 6:39 am por Marco Saldanha

» Festa de Carnaval
Ter Fev 24, 2009 6:57 am por tuning_xx


Compartilhe | 
 

 Ministério quer recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas

Ir em baixo 
AutorMensagem
Marco Saldanha
Admin
avatar

Mensagens : 30
Data de inscrição : 10/12/2008
Idade : 27

MensagemAssunto: Ministério quer recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas   Qui Fev 05, 2009 3:55 pm

O Ministério da Educação (ME) pretende recrutar professores reformados para, em regime de voluntariado, colaborarem no apoio aos alunos nas salas de estudo, em projectos escolares ou no funcionamento das bibliotecas, entre outras actividades.

Segundo um projecto de despacho do secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, as escolas definem no início de cada ano lectivo as suas necessidades, estabelecendo o perfil dos candidatos a recrutar e elaboram um programa de voluntariado.

O programa tem a duração de um ano lectivo, sendo renovável por iguais períodos de tempo. O trabalho do professor voluntário implica um mínimo de três horas por semana.

No final de cada ano lectivo, os professores voluntários elaboram um relatório anual da sua actividade, no qual deve constar uma autoavaliação.

Para a coordenação do trabalho voluntário será criada ao nível de cada Direcção Regional de Educação uma estrutura própria.

As áreas de intervenção do professor voluntário incluem ainda o apoio à formação de professores e pessoal não docente, o planeamento e realização de formação para pais, o apoio a visitas de estudo e o envolvimento em projectos de melhoria da sociedade local.

No texto do projecto de despacho, o secretário de Estado da Educação afirma que o "trabalho dos docentes aposentados será uma actividade assente no reconhecimento das suas competências científicas, pedagógicas e cívicas, exercida de livre vontade, sem remuneração, numa prática privilegiada de realização pessoal e social".

Medida "economicista"
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) já criticou a iniciativa do Governo, afirmando que aquelas actividades "deveriam ser da responsabilidade dos professores no activo", com os quais, no entanto, as escolas "não podem contar". Por outro lado, afirma que a medida "economicista" poderá "remeter para o desemprego jovens professores".

"Não se questiona das actividades que são referidas (...), discorda-se é que, para as desenvolver e assumir em pleno, o ME, em vez de criar as indispensáveis condições às escolas dotando-as dos recursos que lhe fazem falta, pretenda, através do trabalho gratuito dos docentes aposentados, substituir aqueles que nelas deveriam ser colocados", critica a Fenprof.

Em comunicado, a estrutura sindical afirma que este voluntariado não deverá conseguir muitos adeptos, uma vez que "um dos motivos de afastamento de muitos professores aposentados" das escolas é "a natureza e o rumo da política educativa do Ministério da Educação".

O projecto de despacho foi remetido para o Conselho das Escolas, tendo em vista a emissão de um parecer, e para as Direcções Regionais de Educação. A Lusa tentou sem sucesso contactar o presidente deste órgão consultivo do Ministério da Educação, Álvaro Almeida dos Santos.

Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, reagiu às críticas da Fenprof afirmando que "a lei do voluntariado não permite substituir os profissionais por voluntários" e que aquela proposta, "que por enquanto não passa disso mesmo", frisou, "foi apresentada ao Ministério por um grupo de professores aposentados".

Fonte: Público
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marco Saldanha
Admin
avatar

Mensagens : 30
Data de inscrição : 10/12/2008
Idade : 27

MensagemAssunto: Re: Ministério quer recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas   Qui Fev 05, 2009 3:57 pm

Eu não acho esta ideia nada normal! As Escolas não devem nem podem ser lares de Idosos!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
João Moura
Admin
avatar

Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/12/2008

MensagemAssunto: Re: Ministério quer recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas   Sab Fev 07, 2009 5:39 am

Tanto as escolas vão tornar-se lares de idosos, como digamos que vai atrasar um bocadinho o pensar das novas gerações, visto que a 3ª idade, sao um bocado rigidos e diria rudimentares... Mas pronto nós também para lá caminhamos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://aemeda.forumeiros.com
Pedro Pereira
Aluno


Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/02/2009
Idade : 25

MensagemAssunto: Re: Ministério quer recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas   Qui Fev 12, 2009 9:42 am

Marco Saldanha escreveu:
Eu não acho esta ideia nada normal! As Escolas não devem nem podem ser lares de Idosos!

Viseu está na vanguarda do desenvolvimento, a prova disso é a minha professora de Geografia, que pode falar por experiencia própria do Terramoto que abalou Lisboa em 1755. (Ela estava lá!)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marco Saldanha
Admin
avatar

Mensagens : 30
Data de inscrição : 10/12/2008
Idade : 27

MensagemAssunto: Re: Ministério quer recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas   Qui Fev 12, 2009 1:30 pm

Espera lá 1755??? É impossível!!!!! geek
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Ministério quer recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Ministério quer recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» quer COMAIS quer BEBAIS, fazei tudo para a glória de Deus...
» (PUC Rio–2007) Brad quer mandar uma carta par
» Vetores, movimentos de uma partícula, as leis de Newton e sua aplicações..
» Vídeo – Profecia há 14 anos sobre Marco Feliciano previu ataques contra seu ministério: “Deus o levantou para abalar o reino de satanás”. Assista
» Problema - (mosquito da dengue)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
AE Meda :: Geral :: Notícias-
Ir para: